essential-oil-6064331_1280

Aromaterapia Científica

Nesta semana um tema importante e interessante sobre os caminhos da Aromaterapia Clínica. Os cursos de Aromaterapia estão disponíveis na ASTHA Cursos ONLINE: Introdução aos Óleos Essenciais e Aromaterapia e Protocolo de Aromaterapia para Gestação, Parto e Puerpério. Faça a sua aquisição agora mesmo.

A aromaterapia é uma arte que se move à ciência. Nos dias 21 e 22 de maio de 2021, ocorreu o evento internacional on-line “Essence of Clinical Aromatherapy International Seminar”, onde 28 profissionais da área da saúde oriundos dos países África do Sul, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, México, Nova Zelândia, Reino Unido e Japão, palestraram sobre casos clínicos tratados com o uso da aromaterapia no âmbito hospitalar/ambulatorial. Neste ano tivemos a representação do Brasil com a médica psiquiatra Caroline Chaccur.

Em 2020, em outro evento internacional organizado pelo mesmo grupo, fui a representante brasileira.Neste sentido constatamos que o uso dos óleos essenciais como preventivo de adoecimento, no tratamento clínico e na recuperação integral do ser humano é uma realidade estabelecida.

No momento atual em que vivemos, a pandemia mundial do COVID-19, temos o desafio do efeito colateral deste vírus, a perda olfativa e gustativa. O uso da aromaterapia no tratamento da recuperação do olfato e paladar tem se mostrado altamente eficaz, com a diminuição da inflamação no epitélio olfativo e da replicação viral, melhora da saúde respiratória, imunológica e emocional.

Sob orientação da OMS, a aromaterapia é um tratamento complementar e integrativo, assim jamais se abandona os procedimentos convencionais estabelecidos. As moléculas odorantes dos óleos essenciais se ligam aos receptores olfativos e se inicia um processo de restauração da rota neural. Há casos de retorno do olfato e paladar em um (1) mês de tratamento, a média é de três (3) meses, embora casos de até  oito (8) meses estão registrados nas publicações científicas, as quais denominamos “papers”.

Organizamos um workshop direcionado a profissionais da área da saúde sob o nome PROTOCOLO DE AROMATERAPIA PARA RESTAURAR O OLFATO, dia 19 de junho (on-line) com o objetivo de apresentar e capacitar o aluno a aplicar o Protocolo de Aromaterapia para restaurar o olfato.

Neste Workshop abordaremos a Fisiologia do Sistema Olfatório e Fisiologia do Sistema Gustatório e as últimas descobertas e mapeamento dos Receptores Olfatórios Humanos, a rota olfatória de penetração viral e plasticidade neural do sistema olfatório.  Além disso também abordaremos a ficha de anamnese para a implantação deste protocolo e tabelas de óleos essenciais: anti-inflamatórios, antivirais, fortificadores da saúde respiratória, da saúde imunológica e da saúde mental e metodologia do Protocolo de Aromaterapia para Restauração do Olfato. Se você se interessa envie um e-mail para o contato: aromaterapiacomtoque@gmail.com

Fonte: ADRIANA NUNES WOLFFENBÜTTEL.  Doutora e Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas (UFRGS, em parceria com a Facutad de Medicina de la Universidad Complutense de Madrid), Especialização em Óleos Essenciais (PUCRS), Bacharel em Química (UFRGS), autora do livro BASE DA QUÍMICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS E AROMATERAPIA (Editora Laszlo, 3ª edição), 20 anos de experiência na área de óleos essenciais terapêuticos (Aromatologia), Aromaterapeuta CertAroma (certificação da ABRAROMA), Practitioner dos Florais de Findhorn-Escócia.

Instagram Dr.adriana.aromatologia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *