lavender-5562278_1280

Aromaterapia

Os cursos de Introdução aos Óleos Essenciais e Aromaterapia e Aromaterapia na gestação parto e puerpério – apresentando o primeiro protocolo nacional de aromaterapia da Astha Cursos, são cursos exclusivos com conteúdo técnico na área da Aromaterapia,  fundamentados na ciência e na química dos óleos essenciais. Ministrados por Dra Adriana Nunes Wolffenbüttel, Química, doutora em Ciências Farmacêuticas e pós doutora em Aromaterapia e referência nacional nesta área.

Mas, afinal, o que são óleos essenciais? Qual sua relação com a aromaterapia? É uma terapia esotérica, alternativa, complementar, holística? Apresenta fundamentação científica? Esses produtos que encontramos facilmente nas lojas funcionam para curar nossos males?

É fundamental que profissionais como aromaterapeutas, biólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, massoterapeutas, nutricionistas, psicólogos, químicos, terapeutas e pacientes interagentes, ao fazer uso dos óleos essenciais e da aromaterapia, tenham o conhecimento técnico e utilizem, na sua verbalização corriqueira e cotidiana, termos como: quimiotipo, cromatograma, ativos majoritários, extração a vapor, extração supercrítica, extração a vácuo, hidrolato, parte da planta da qual provém o óleo essencial, família e espécie botânica.

Constata-se que a pesquisa acadêmica e científica sobre a aplicação terapêutica dos óleos essenciais é intensa. Atualmente há cerca de 8.500 publicações anuais de resumos no The United States National Library of Medicine, PubMed, um banco de dados disponível na internet especializado em publicações científicas na área da saúde.

Observa-se também que além da terapêutica complementar, outros setores importantes da economia descobrem estes aromas naturais, eficientes, agradáveis e curativos. Como exemplos, temos as indústrias cosmética, farmacêutica, têxtil, coureira e calçadista, de saneantes (diversos), de aromas ambientais para uso doméstico, industrial, automotivo, hospitalar, entre outros.

O objetivo maior dessas postagens é prestar esclarecimento, divulgando um conhecimento técnico e científico que ainda está limitado aos meios acadêmicos, bem como auxiliar o leitor para que possa, “andar sozinho”, encontrando as informações pertinentes.

Fonte: Dra Adriana N. Wolffenbüttel,  autora do livro Base da Química dos Óleos Essenciais e Aromaterapia.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *