nurse-1589259781

Carta ao Profissional de Enfermagem

O texto do Blog da ASTHA Cursos, na Semana do Profissional de Enfermagem, é especial. É uma carta de agradecimento pelo muito que representam para o cuidado da Saúde Individual e Coletiva. Importantes sempre, mas o tempo de Pandemia revelou sua imprescindibilidade.

A pandemia do SARS CoV 2 (COVID-19) se desdobrou no tempo e nos trouxe muitas constatações. Das primeiras manchetes do noticiário às dificuldades, ainda existentes, da população discernir o grau de preocupação necessária e, por isso, aceitar as medidas não farmacológicas de contenção do vírus, já vão longos e insuportáveis dias.

As vacinas chegaram, mas vieram em quantidade insuficiente para a população brasileira, e na urgência de tudo isso, deixamos de agradecer às pessoas que ficaram no combate diário ao vírus, no salvamento de vidas e no sofrimento das perdas: nossos corajosos profissionais de Enfermagem.

A profissão de enfermagem tem sido há muito considerada nobre, inspiradora, essencial e com uma exaustiva jornada de trabalho no cuidado dos doentes e sofrimento das pessoas. Os profissionais de Enfermagem têm o privilégio de preservar a dignidade humana em meio à incerteza e à dor. Juntamente com seus colegas médicos e equipes de cuidados especiais, estes profissionais estão ali firmes, justamente quando as pessoas estão mais frágeis – trazendo esperança para o que, em alguns casos, pode ser o pior dia de suas vidas.

A Enfermagem é uma bela e digna profissão, pois estar apto a caminhar ao lado de outra pessoa durante seus momentos de vulnerabilidade, requer um tipo especial de altruísmo e força. Na maioria dos dias, essa profissão parece um chamado, uma vocação – é o tipo de trabalho mais impactante e gratificante de todos.

Nestes tempos de Pandemia a prestação de cuidados na Saúde foi (e ainda está sendo) nomeada com metáforas de guerra: eles estão “nas trincheiras” e “na linha de frente do cuidado”. Eles “estão na batalha” e, se tiverem sorte, “sairão ilesos” – mas, na maioria das vezes, os profissionais de Enfermagem passam a carregar as “cicatrizes de batalha” que são muitas e de todas as ordens: físicas, mentais e emocionais.

A ASTHA gostaria de agradecer e parabenizar os profissionais de enfermagem, nesta semana da Enfermagem. Enfermeiras (os), técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem que estiveram e estão na linha de perigo de contaminação pelo vírus, cuidando de nossos infectados e zelando por nossas famílias.

Agradecemos pela opção de servir e cuidar daqueles que foram e são acometidos pela COVID 19. Pois sabemos, que no ato de cuidar, coloca a si mesmo e seus entes queridos em risco.

Reverenciamos aquele que deu sua vida ao vírus para cuidar de tantos.

Parabenizamos os profissionais de Enfermagem pela coragem e esforço em suportar este tempo marcado de angústias e ansiedade, por serem os ajudantes e heróis que precisamos.

A vacina chegou e agora também eles estão na grandiosa tarefa da imunização da população. O mínimo que nós podemos fazer para mostrar que somos gratos a estes comprometidos profissionais, é cumprir as medidas não farmacológicas de evitação do vírus: higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento físico evitando ao máximo as aglomerações.

Temos que continuar tentando romper a linha de transmissão deste vírus. Temos que cuidar de quem cuida.

Fonte: Ana Stela Goldbeck. Diretora da ASTHA Cursos Especializados em Saúde

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *