sala-de-vacinas-de-maracaja-fechada-nesta-sexta-feira (002)

09 de JUNHO – DIA DA IMUNIZAÇÃO

A ASTHA Cursos Especializados em Saúde oferece em seu portfólio, o Curso Presencial SALA DE VACINAS Enf. Gisele Cristina Tertuliano, por que entende a importância da Imunização em um população. Saiba mais sobre os objetivos da Imunização, no post abaixo:

O dia da Imunização, 09 de Junho,  visa promover o uso de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças. A imunização salva milhões de vidas todos os anos e é amplamente reconhecida como uma das intervenções de saúde mais bem-sucedidas e econômicas do mundo. No entanto, o mundo está enfrentando uma corrente de informações que desincentiva a imunização.

Em 2017, o número de crianças imunizadas – 116,2 milhões – foi o maior já registrado. Desde 2010, 113 países introduziram novas vacinas e mais de 20 milhões de crianças adicionais foram vacinadas.

Mas, apesar dos ganhos, todos as metas para eliminação de doenças – incluindo sarampo, rubéola e tétano materno e neonatal – não foram atingidas, e nos últimos dois anos o mundo tem visto vários surtos de sarampo, difteria e várias outras doenças que são evitáveis por vacinação. Uma grande preocupação mundial, pois as crianças mais prejudicadas são aquelas que vivem em comunidades mais pobres, marginalizadas e que são afetadas por conflitos.

Para que todos, em todos os lugares, sobrevivam e prosperem, os países devem intensificar os esforços para garantir que todas as pessoas recebam os benefícios salvadores das vacinas. Além disso, os países que alcançaram ou fizeram progresso em direção às metas propostas pela Política de Imunização, devem trabalhar para manter o progresso que fizeram.

O principal objetivo do Dia da Imunização é aumentar a conscientização sobre a importância crítica da imunização completa ao longo da vida:

  • Demonstrar o valor das vacinas para a saúde das crianças, das comunidades e do mundo;
  • Destacar a necessidade de aproveitar o progresso da imunização ao mesmo tempo em que aborda as lacunas, inclusive por meio de aumento do investimento;
  • Mostrar como a imunização de rotina é a base para um Sistemas de Saúde forte e resiliente.

POR QUE A IMUNIZAÇÃO É IMPORTANTE? Expandir o acesso à imunização é vital para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável de uma nação, a redução da pobreza e a atingir a cobertura universal de saúde. A imunização de rotina fornece um ponto de contato para os cuidados de saúde no início da vida e oferece a cada criança a chance de ter uma vida saudável desde os primórdios e até a velhice.

A imunização também é uma estratégia fundamental para alcançar outras prioridades de saúde, desde o controle da hepatite viral, até a redução da resistência antimicrobiana e a provisão de uma plataforma para a saúde do adolescente e melhoria dos cuidados pré-natais e do recém-nascido.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)  https://www.who.int/campaigns/world-immunization-week/world-immunization-week-2019

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *