Imunização como Política Pública de Saúde

Neste relato, compartilho com os leitores do Blog da ASTHA Cursos a imunização como política pública de saúde. As políticas públicas funcionam como medidoras das relações e demandas entre Estado e os cidadãos. No entanto, outros mediadores podem reativar as funções da solidariedade social, na direção de segmentos da população que necessitam de apoiadores na garantia da manutenção da saúde.

Mesmo que importantes exceções existam, as doenças infecciosas, como grupo, são mais facilmente prevenidas do que qualquer outro importante conjunto de agravos à saúde.

As doenças infecciosas no Brasil repercutem em grande impacto na saúde das populações. Para algumas infecções há vacinas eficazes, como por exemplo difteria, tétano, sarampo, poliomielite, rubéola, febre amarela, hepatite B, caxumba, meningite entre outras.

Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um programa gigantesco e é orientado por normas técnicas, referentes a conservação, manipulação, transporte e aplicação dos imunobiológicos, além da programação e avaliação em todo território nacional.

O desafio de tornar a vacinação acessível para a toda a população brasileira é um compromisso que deve ser exercido pelos profissionais que fazem parte dessa rede de saúde. A cada cidadão é importante que entenda que esse programa pertence a sociedade brasileira, pois é custeado por recursos públicos e está disponível para todos os brasileiros, independente de sua condição econômica, trazendo resultados que impactam a saúde de todos os cidadãos.

A responsabilidade para o sucesso do programa é compartilhada, ou seja essa tarefa perpassa a coordenação nacional, as unidades federadas , os municípios, cada  vacinador  e a sociedade, tendo em vista que é obrigação dos pais ou responsáveis levarem as crianças para serem vacinadas , ou mesmo, é a responsabilidade de cada cidadão procurar a unidade de saúde o clínica de vacinação. Em situações de fragilidade social, reforça-se a importância das redes e apoio social  como elo entre os serviços públicos e a população a ser atendida.

CURSO BÁSICO EM SALA DE VACINAS está disponível, agora ONLINE. Acesse e garanta o seu CERTIFICADO.

Autora: Enf. Gisele Cristina Tertuliano, Mestre, Cientista Social e Doutoranda em Saúde Coletiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *