Projeto TSURU 2

O que o Japão tem a nos ensinar?

O PROJETO TSURU é uma iniciativa da Associação Sul Brasileira de Bolsistas no Japão (ASBBJ) que tem por objetivo divulgar à Sociedade, através de vídeos curtos, a experiência de ex-bolsistas e conhecimentos adquiridos nos cursos de treinamento, concedidos pelo governo japonês.  Anualmente, a Japan International Cooperation Agency – JICA publica editais de seleção, em diversas áreas de atuação, para cursos no Japão. Ficou interessado? Nos acompanhe e conheça um pouco mais sobre este assunto.

O governo do Japão oferece anualmente, bolsas de treinamento no Japão para estudantes, técnicos e pesquisadores de países em desenvolvimento, em diversas áreas do conhecimento. Os bolsistas, ao retornarem ao seu local de origem, após o treinamento, são convidados a contribuir com as atividades das associações de ex-bolsistas em seu estado e em seu país.

 A ASBBJ atua no Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) e congrega os ex-bolsistas de treinamentos no Japão oferecidos pela JICA.

O PROJETO TSURU – PALESTRAS ONLINE  se alia à tecnologia e traz à visibilidade algumas destas experiências. Ex-bolsistas falam sobre tópicos na sua área de estudos e conhecimentos adquiridos, mas também, e principalmente,  sobre como esta oportunidade  impactou suas vidas, como vivenciaram uma cultura distinta da cultura ocidental, onde aprenderam que a palavra chave que rege a vida na sociedade japonesa é  co-responsabilização. O que isso significa? O que o Japão tem a nos ensinar?

 Ana Stela Goldbeck é ex-bolsista  da JICA, por ter realizado um curso de treinamento no Japão e também vice presidente da ASBBJ, e responsável pela idealização do projeto e por sua implementação.

Fonte: ASTHA Cursos Especializados em Saúde

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *