Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.

Vacinação em dia

O tema do blog desta semana da ASTHA Cursos  chama a atenção para o atraso vacinal nas vacinas que compõe o Calendário Vacinal do Programa Nacional de Imunização- PNI.  Vacinas para mais de 30 doenças, 300 milhões de doses distribuídas por ano e cerca de 38 mil salas de vacinação,  mostram o tamanho e a força do Programa Nacional de Imunizações (PNI) que, há 48 anos, ajuda o Brasil a superar os desafios da saúde pública e é reconhecido mundialmente pelo sucesso no enfrentamento de doenças.

O Conselho Nacional de Secretários em Saúde – CONASS, ressalta a importância  da vacinação e a força do PNI: ‘a experiência e estrutura do SUS ajudam o Brasil a enfrentar desafios da saúde há mais de 40 anos e são usadas hoje no combate à pandemia da Covid-19’.

Na ASTHA Cursos você tem o CURSO BÁSICO EM SALA DE VACINAS disponível a qualquer tempo, totalmente ONLINE. Profissional de Enfermagem, acredite! Obtenha o seu CERTIFICADO em Sala de Vacinas 40 horas aula, com vídeoaulas especialmente preparadas pela Enfermeira e Professora Gisele Tertuliano.

A atenção à saúde da criança vem ganhando visibilidade ao longo dos anos, através de programas que a promovem de forma integral, priorizando os grupos de risco, procurando qualificar a assistência e aumentar a cobertura dos serviços, possibilitando uma atenção de melhor qualidade.

Mesmo nesse cenário de êxitos, é importante ressaltar que durante os encontros da família ou da criança com o serviço de saúde constata-se, através de relatos frequentes, que ainda existem crianças com atraso vacinal motivado por perda de oportunidade de vacinação, o que ocasiona prejuízo à cobertura.

O artigo Atraso vacinal e seus determinantes: um estudo em localidade atendida pela Estratégia Saúde da Família, é um estudo que proporciona uma reflexão sobre os determinantes do atraso vacinal.

A SIM e a GSK lançam ferramenta para auxiliar na retomada de esquemas vacinais atrasados . O aplicativo chamado: “Vacinação em Dia” permite acessar de forma fácil orientações de acordo com a idade e o status vacinal do paciente, entre outras informações.

A pandemia de Covid-19 trouxe impactos sociais, econômicos e de saúde pública sem precedentes. A sobrecarga nos serviços de saúde, o absenteísmo dos profissionais de saúde decorrente da infecção pelo SARS-CoV-2 e as medidas de isolamento social impactaram a oferta de serviços de saúde em todo o mundo, incluindo os serviços de vacinação.

Referindo-se à cobertura vacinal, há necessidade de que os profissionais da área percebam os determinantes das condições sociais que impactam na vacinação. Somos uma rede que tem um compromisso com a vacinação .

Saiba mais  acessando o vídeo que fala sobre o atraso vacinal, na Plataforma do YouTube.

Fonte: Gisele Cristina Tertuliano. Enfermeira e Cientista Social. Mestre e Doutoranda em Saúde Coletiva.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *